Roupa Formal

Semana passada, ouvi muitos comentários sobre como as pessoas estão inadequadas no trabalho em relação ao comportamento e roupa.

Acredito que, alguns não tiveram referências na família, devido pais humildes e sem condições financeiras, mas que os filhos conseguiram estudar, fazer faculdade e com certeza terão vidas com mais oportunidades.

E outros, ainda não despertaram para os benefícios de uma imagem profissional consistente, que transmita profissionalismo, qualidade, competência, confiabilidade, que permite mais visibilidade, mais chance de crescimento, promoção e vantagem competitiva no mercado.

Pensando nessas opções, vou fazer posts que ajudem a direcionar sua imagem pessoal, que é aparência (tipo físico, coloração, estatura, silhueta, roupas e cuidado pessoal) linguagem corporal (movimentos, gestual, ritmo, postura, caminhada) e expressões faciais (contato visual, sorriso, sobrancelha), odores e objetos, assim construir a imagem profissional de acordo com seus objetivos.

Todas as profissões e empresas têm seus códigos profissionais e níveis de formalidade na hora de se vestir, podem ser: Formal Tradicional Clássico, Formal Contemporâneo, Casual Profissional e Esporte Profissional.

Este primeiro post será sobre Formal Tradicional – Clássico.

A roupa formal projeta uma imagem de profissionalismo, consistência, credibilidade, confiabilidade, autoridade e solidez.

Roupa indicada para quem trabalha em bancos, instituições financeiras ou governamentais, consultorias que atendem clientes corporativos, escritórios de advocacia e seguradoras, principalmente seguros de vida, por transmitir uma imagem inabalável, sólida e de segurança.

Liderança de reuniões ou apresentações formais, nas reuniões ou visitas a clientes que usam roupas formais ou em eventos formais ou solenes.

Características das Roupas

Discretas e sóbrias, feitas de tecidos firmes, de alfaiataria.

As linhas nas roupas são retas; elas são estruturadas e encorpadas.

As peças são pouco detalhadas: enfeites e detalhes aparecem de forma sutil.

As cores são neutras e geralmente mais escuras: preto, marinho, grafite, marrom, petróleo, cinza e as cores claras aparecem nas blusas.

As estampas e padrões são clássicos: risca-de-giz, príncipe de Gales, espinha-de-peixe ou outras, sempre pequenas e geométricas.

Cabelo

Não deve esconder o rosto ou cair nos olhos, também não pode estar molhado.

Mulher – limpo, chique, controlado e escovado. Tom é natural e podem aparecer reflexos sutis. Manter corte e tintura em dia.

Homem – limpo, sempre bem cortado (atrás não ultrapassar o colarinho e não crescer para os lados), sem topetes arrepiados e cuidado com a caspa.

Maquiagem

Usar todos os dias para trazer um ar saudável e bem cuidado. Impecável e suave.

Olhos: suaves e cores neutras.

Bochechas: tons rosados ou pêssego.

Boca: suave contorno, tons médios, rosa ou ameixa. Deixar o gloss para o lazer, pelo aspecto molhado trás muita sensualidade no ambiente de trabalho.

Sobrancelha: sempre feita e preencher suavemente com sombra para destacar.

Barba ou bigode: só para cobrir imperfeições, mas se tiver sempre feitos, aparados e sem volume.

Pêlos no nariz e orelhas devem ser cortados.

Perfume: evitar fragrância forte e doce no trabalho, nesse ambiente opte por cheiros mais suaves e leves.

Unha

Não devem estar cheirando de cigarro ou perfume.

Sem aspecto de roídas ou grande demais.

Mulher – Pé e mão feitos toda semana. Optar por cores mais claras (branquinho, francesinha) para trazer elegância e refinamento.

O Consultor de Imagem é o profissional especializado para ajudar você nessa construção e transição, para tornar visíveis seus talentos e expressá-los através da imagem pessoal para transformar em um indivíduo único.

About these ads

16 Comentários

Arquivado em Coaching, Consultoria de Imagem, Masculino, Profissional

16 Respostas para “Roupa Formal

  1. Propagandista

    Adorei o artigo! .
    Irei iniciar uma nova carreira na propaganda médica, ou seja, visitarei clínicas e consultórios médicos para propagar uma determinada linha de medicamentos. Preciso passar a imagem de simpatia, jovialidade mas com confiança e segurança e, claro, respeito e profissionalismo.
    Quais os looks ideais para este novo trabalho, já que temo parecer austera?? E as cores? O cabelo pode ficar solto sem esconder o rosto? Posso usar esmaltes vermelhos? O salto alto é estritamente necessário ou posso usar sapatos sociais da linha total confort baixos ou de salto pequeno? Quais os modelos que posso usar para enfrentar esse calorzão, já que ficarei em trâsito o dia todo?
    Muito obrigada!!!!!

    • Olá Yara.

      Parabéns pela nova carreira e sucesso!

      Primeira coisa, é saber qual immagem a empresa espera que você passe na hora do contato com os médicos e se adequar a isso.
      A jovialidade consegue transmitir, através de pontos de cor na roupa ou acessório. Parte de baixo alfaiataria, nada apertada ou transparente ou curto.
      O cabelo pode ser solto e sem cair no rosto, ah lembre-se de não ficar mexendo nele enquanto conversa com as pessoas ;).
      Esmalte pode usar mais cores, só que as mais fechadas e não vibrantes. Sapatos é necessário, mas pode ser com salto e meio salto.
      Vai conseguir enfrentar o calor será com os tecidos naturais, leia mais.
      Yara, em breve vou falar sobre o Guarda-roupa Formal Contemporâneo e vai ter mais informações.

      Boa sorte

      Abraços

      Adriana Branco

  2. camillazika

    adorei as dicas

  3. Adorei demais as dicas!!!!

  4. Oi, Adriana, tudo bem? Gostei muito do blog, parabéns pelas dicas!
    Sou jornalista e diretora de empresa de assessoria de imprensa e, com frequência, vou até meus clientes para reuniões. Adoto geralmente o estilo “Formal-Tradicional Clássico”, mas, muitas vezes, sinto falta de mais “cores” nas roupas. Quais são suas dicas para variar sem pecar no estilo?
    Um abraço!
    Camila

    • Olá Camila, tudo ótimo.
      Como vai?
      Fico feliz que gostou das dicas ;)

      As cores é um dos itens que mais impacta no visual saiba mais.
      Quanto mais cor no visual mais informal fica, mas pode inserir pontos de cor nas roupas ou acessórios, para trazer mais jovialidade e acessibilidade com cores quentes que são mais laranjadas ou amareladas. Projetar mais força usar cores mais fechadas vinho, azul marinho, verde escuro, marrom ou preto.
      O mais legal é saber qual o tom das cores que valorizam sua coloração pessoal, porque todas as pessoas podem usar quase todas as cores, mas não todos os tons, ou seja, se o que te valoriza são cores vivas ou opacas; claras ou escuras; quentes ou frias etc.
      Ah! Também pode usar a seu favor o significado das cores neste post.

      Espero ter ajudado.
      Abraços
      Adriana Branco

  5. Obrigada pelas dicas!

    Um abraço,
    Norlândia Canuto

  6. Rafael Alves

    Adriana, adorei o post e o blog! Há tempos estava procurando dicas e orientações quanto aos trajes mais formais. Esclareceu muita coisa!
    Queria só perguntar algo, qual é a “fama” do uso da barba no mundo corporativo? Atualmente sou consultor de negócios de uma multinacional, voltada a TI, onde na área comercial, é raro ver alguém usando barba, mesmo bem desenhada.
    Abraços e sucesso!

    • Olá Rafael,

      Que ótimo poder ter ajudado você!!!
      A Baraba sempre feita. Recomenda-se usar barba ou bigode apenas para corrigir imperfeições no rosto. Se usar barba ou bigode, mantenha-os sempre aparados. Não deve ter volume. O bigode não deve cobrir os lábios. A barba não deve ser cheia. Pêlos no nariz e orelhas devem ser cortados.

      Qualquer outra dúvida ou sugestão é só falar.
      Mais informações http://www.adrianabranco.com/
      Abraços e sucesso para você também
      Adriana Branco

      • Rafael Alves

        Hum, entendi agora. Não sabia sobre essa recomendação de usarmos a barba apenas pra corrigir imperfeições. Ótimo isso.
        Vou passar suas dicas pra frente, para alguns colegas!

        Muito obrigado viu!

        Abraços!

  7. Pingback: Festa de fim de ano do trabalho | Seu Estilo Sua Imagem

  8. Pingback: Roupa de trabalho | Seu Estilo Sua Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s